Tuesday, July 31, 2007

Ainda a formação



Eduardo,meu amigo

Espero que seja a ultima vez que falo contigo sobre formação, e espero que percebas que eu dou valor à formação e acho muito importante que os clubes de preferencia consigam ter muitos jogadores da cantera na equipa principal e com ela consigam ganhar titulos porque só vender não prende adeptos.

Postei aqui esta imagem para tu veres um exemplo de aposta na formação que felizmente conseguiu juntar MUITOS TITULOS e Grandes Jogadores sem nunca ter necessidade de vende-los, era esta politica de formação que eu gostava que o meu clube tivesse.

Quando digo que a formação é conjuntural, é porque tem a haver com as pessoas que estão à frente do clube, do treinador principal, do projecto, do departamento juvenil , da situação financeira e desportiva do clube no momento, etc,etc.

Se o projecto for ser campeão esta época e há dinheiro a formaçao que se lixe,são muito inexeperientes, se passar por um projecto em que o objectivo claro é chegar à Liga dos campeões ou outra competição e vender um jogador da cantera por época para equilibrar o orçamento então a aposta na formação é um facto, infelizmente tem sido esta a teoria que vigora no futebol portugues.

No caso do zporting tudo isto felizmente não tem acontecido e porquê, porque o sporting pelo mão do sr. Aurélio Pereira (apesar dos dirigentes demorarem aquase 15 anos a perceber o seu projecto) trouxe uma maneira e uma ideia de trabalhar a formação, visionária em portugal, que é baseado no metodo do AJAX, que basicamente consiste em ter um grande nº de atletas e equipas desde as bases e ir separando o trigo do joio à medida que os atletas sobem de escalão, contando para isso tb com bons técnicos.

Mas convem tb relembrar que por cada bom jogador que chega á equipa principal, perdem-se cerca de 150 atletas que tb tinham esse objectivo, não esquecer tambem que grande parte dos jogadores da formação dos 3 grandes quando lá chegam já trazem alguma formação feita, visto serem oriundos de clubes espalhados pelo país e quase nunca é reconhecido o seu trabalho.

No comments: