Thursday, March 01, 2007

MANUEL GALRINHO BENTO

Peço permissao para usar o nosso espaço para prestar homenagem a uma das pessoas que talvez me tenha influenciado mais, a gostar de futebol. Refiro-me a essa lenda que é MANUEL GALRINHO BENTO.
A minha pequena colecção de idolos benfiquistas fica mais pobre (BENTO, H.Coelho, Chalana, C.Manuel, Mozer e Ricardo)
Morreu hoje aquele que eu considero o melhor gredes Portugues de sempre (na minha modesta opinião como é obvio...discutivel), Bento simbolizou para mim durante anos, a raça e a mistíca dessa fantástica sensação que é ser-se benfiquista, quer pela sua entrega, quer pela sua coragem, quer pela sua postura quer ainda pela maneira como se entregava as causas do SLB.
A 1ª e unica camisola que tive com o simbolo do benfica, foi uma camisola roxa de gredes que me deram no NATAL 1978 com o nº1 (Porque toda essa geraçao queria ser gredes), réplica da mítica camisola roxa que BENTO usava para defender as redes do SLB.
MANUEL GALRINHO BENTO vestiu a camisola do SLB por 466 vezes em jogos oficiais de 1972-1990 teve como 1º treinador jimmy hagan e como ultimo, um idolo tambem, SVEN-GORAN ERIKSSON, ganhando nesse periodo de tempo 22 titulos com a camisola do SLB, sendo tambem o capitão durante 7 anos sensivelmente. Na selecção nacional teve 63 internalizações participando no EURO-84 e no MUNDIAL-86 em ambas era o capitão de equipa.
BENTO, fez num ESCÓCIA-PORTUGAL 0-0, de 1981(jogo de apuramento para o camp. do mundo de 82 em Espanha), a mais fantastica exibição que até hoje vi um gredes fazer, no dia seguir os jornais ingleses diziam "Homem de borracha salva Portugal da derrota."
Obrigado PINCEL (alcunha de balneário) por tudo o deste ao futebol português.
R.I.P.

No comments: