Monday, July 30, 2007

Inesgotável Filão!!!

Estava aqui a ler o "post" anterior sobre o Simão Sabrosa e eis que me veio à cabeça algo como "Filão Inesgotável". Este termo não é meu. A noticia da transferencia do Simão para o Atl. Madrid, eu li-a na Marca e quando este jornal se referiu à formação do jogador, apelidou o Sporting como tal!!.

De facto o Sporting tem vindo a formar jogadores fantásticos e que alguns dizem que os outros é que aproveitam. Eu não concordo com nada disso e dou o exemplo do Rui Costa. Pergunto: o que é que o Benfica ganhou com o Rui Costa?? Depois falam do Simão e do Quaresma. O Sporting fez o seu trabalho (de formação) e vendeu os jogadores. O momento da venda dos jogadores será sempre controverso. Porquê??. Porque existe sempre quem defenda que eles (os jogadores) devem ficar mais um ano, que podem valorizar-se mais o que não deixa de ser verdade tal como o inverso - a desvalorização tambem pode acontecer. Como exemplo, quero referir 3 dos muitos casos que existem:

1. Mantorras - Quanto é que o Benfica ganharia se o tivesse vendido quando ele valia 20 Milhões (LFV é que dizia isto...)???
2. Douala - O Sporting, segundo os jornais, não quis vendê-lo por 5 milhões de euros. Acabou por o "dar" ao St Etienne de borla.
3. João Pinto - Se o Benfica tivesse aceite os 16 Milhões de euros (4 Milhões de contos) do Corunha, não precisava de o dispensar a custo zero.

Aqui fica tambem uma lista com os ultimos jogadores formados no Sporting e dos quais eu me recordo.

1. Cristiano Ronaldo - 18 Milhões de euros (Manchester United)
2. Simão - 14 Milhões de Euros (Barcelona) + 750 mil euros agora.
3. Quaresma - 6 Milhões de euros + Rochemback por 3 anos. Recebeu ainda 3 Milhões de Euros por Rochemback ter saido antes dos 3 anos (Barcelona)
4. Hugo Viana - 12 Milhões de euros (Newcastle)
5. Nani - 25 Milhões (Manchester United)
6. João Moutinho (Por 20 Milhões, vendia-o já!!)
7. Miguel Veloso (por 20 Milhões, vendia-o já!!)
8. Yannick Djaló (por um valor superior a 5 Milhões, vendia-o já)

No total, são 73 Milhões de euros. É muito euro!!!

já para não falar do Futre - "dado" ao FCP - e do Figo - 2 Milhoes de euros (Barcelona)

Curiosamente, destes 10 jogadores, só o Futre, o Cristiano Ronaldo e o Simão é que nada ganharam no Sporting. Todos os outros foram campeões (Quaresma, Hugo Viana) e/ou ganharam a Taça de Portugal (Quaresma, Hugo Viana, Nani, João Moutinho, Miguel Veloso e Yannick Djaló.

Mas outros já estão na calha como por exemplo, Adrien Silva (acho que o Miguel Veloso já pode ser vendido...), o Fábio Paim (grande artista mas que tem de ser bem acompanhado senão perde-se), o Daniel Carriço e outros, por isso lhe chamam o "filão inesgotável"!!. Ah é verdade... isto não é nenhum titulo do qual eu me gabe, nada disso. É apenas realidade...

No comments: