Tuesday, January 23, 2007

Regras - Parte II - por um jogo mais limpo!!!

Eu penso que se pudermos clarificar alguns aspectos dos nossos jogos, para os tornar menos confusos, o devemos fazer. No fundo tem a ver com o cumprimento de algumas (poucas) regras (algumas até de bom senso), pois como sabemos não existem árbitros (ou melhor... não deviam existir...). Eu proponho o seguinte:

REGRA nº 0 - BOM SENSO!!!

REGRA nº 1 - Livres sem barreira
Caso algum jogador que, fora da área:
1.1 intercepte a bola com a mão (sem excepções para não criar confusão),
1.2 agarre ou derrube um adversário que se encontre isolado

deverá ser castigado com um livre sem barreira, contra a sua equipa. A marcação deste livre terá lugar 2 passos (conforme Regra 0) atrás da marca de penalty e todos os jogadores deverão estar atrás da linha da bola.

REGRA nº 2 - Atrasos ao Guarda-Redes
2.1 Penso que devemos adoptar a mesma regra do Futebol de 11. Podemos atrasar a bola para o Guarda-Redes mas este não poderá agarrar a mesma com as mãos. Caso a infracção ocorra:
2.1.1 dentro da área - será assinalado Penalty.
2.1.2 fora da área - livre sem barreira conforme Regra nº1

REGRA nº 3 - Distâncias
3.1 Aqui acho que deve imperar a REGRA nº 0. O Moita propôs 2 metros. Eu até acho bem mas isso no decorrer do jogo não é fácil. Eu proponho, (com base na REGRA nº 0) 3 passos normais como medida oficial. Nos cantos penso que será mais fácil: o jogador que fizer barreira deverá estar posicionado na linha de área da baliza.


Notas importantes:

a) Mao na bola ou bola na mão?? - para acabar com esta situação dúbia e subjectiva, proponho que se marque falta sempre que a bola embater na mão, independentemente da intenção. É mais objectivo e justo.

b) Naqueles lances (faltas, lançamentos laterais e cantos) que possam suscitar dúvidas, deve ser utilizada a Regra nº 0. Afinal, somos todos "homenzinhos"?? ou não?? Pergunta-se aos intervenientes directos que devem de imediato resolver a questão.

c) As regras acima indicadas podem obviamente ser alteradas, antes ou depois do jogo de sexta feira, ou em qualquer momento que justifique por não ser aplicável. Por isso peço que escrevam no blog, alterações, sugestões, tudo o que se lembrem!! Caso não o façam as mesmas entram mesmo em vigor já no próximo jogo.

3 comments:

Luis Moita said...

O MOITA CONCORDA COM AS REGRAS...

Diesel said...

Como já afirmei anteriormente só tenho reservas quanto à regra n.º 2.
Parece-me incorrecto adoptar esta regra de futebol de 11 para um jogo que se disputa num campo de dimensões muito mais reduzidase onde as distâncias, naturalmente, são muito mais curtas.
Por outro lado, podemos estar a criar mais uma potencial fonte de conflitos, ou seja, tal como no futebol de 11, podem surgir lances onde vamos discutir se houve atraso para o GR ou se foi, p.e., um simples corte para trás.
Parece-me mais correcto que a falta só exista quando o jogador de campo, depois de receber a bola do GR, a devolve a este e ele agarra-a com as mãos.
Quanto ao resto, não tenho nada a opor.

Eduardo said...

Diesel, Eu penso que esses lances que referes serão muito pontuais e por isso não serão alvo de muita polémica. Eu prefiro da forma que escrevi ao inves da que propoes precisamente para evitar várias trocas de bola com o guarda redes onde este agarra a bola. E a punição tambem é grande e por isso... o remédio é mesmo não atrasar a bola. Competirá ao Guarda-Redes analisar se o lance pode ou não ser considerado atraso e dessa forma agarrar (e correr o risco...) ou chutar a bola.